quarta-feira, 16 de julho de 2014

Cadeia alimentar

O equilíbrio ecológico depende diretamente da interação, das trocas e das relações que os seres vivos estabelecem entre si e com o ambiente.
Portanto a cadeia alimentar é uma sequência de organismos de um ecossistema interligados por relações de alimentação, incluindo os produtores, os consumidores (herbívoros e seus predadores, os carnívoros) e os decompositores.
Porem sabe-se que um dos problemas ambientais atuais que atinge esse ciclo ecológico atualmente é o desequilíbrio do ecossistema. Com a extinção de algumas espécies animais e vegetais, estão ocorrendo cada vez mais problemas em cadeias alimentares e, por conseqüência, prejuízos para o ecossistema. A caça predatória de animais, a poluição das águas, do ar e a contaminação de rios são os fatores que influem diretamente na cadeia alimentar.

Sendo assim a partir de estudos focados nesta temática é que alunos do 1º ano do Ensino Médio buscaram alternativas para entender melhor essa temática e sua importância para a natureza a partir de trabalhos coletivos em forma de maquetes, cartaz e apresentação.














AULAS PRÁTICAS

AMIDO

O amido é um carboidrato polissacarídeo, proveniente dos vegetais para ser uma reserva energética, pois, ao ser digerido, é quebrado em pedaços menores, transformando-se em moléculas de açúcares que nos garantem energia, se assemelhando ao glicogênio nos animais.
Ele é encontrado na forma de grãos em sementes, caules e raízes de diversas plantas, como o trigo, a mandioca, o arroz, o feijão, a batata, ervilhas, milho e farinha, etc.
Para facilitar o estudo alimentos ricos em amido, alunos do 2º ano do ensino Médio coordenados pela professora da disciplina Roselaine Helbing fizeram a prática para identificar a presença de amido em diversos alimentos presentes em nosso cotidiano com tintura de iodo diluído em água o qual funciona como um indicador da presença do amido, através da coloração tendendo ao preto.
























quarta-feira, 2 de julho de 2014

MEP

A ESCOLA HGP PARTICIPOU DA MEP COM APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS

AGENDA 21

A Escola HGP está implantando a AGENDA 21 ESCOLAR, para a construção primeiro foi criado a COM-VIDA  e realização as OFICINAS DO FUTURO.
Entre as oficinas realizadas foram :
 DIAGNÓSTICO SOCIOPARTICIPATIVO
PEDRAS DO CAMINHO
ÁRVORE DOS SONHOS
MONTAGEM DA PLANILHA COM-VIDA PARA AÇÃO